Lucia Wander

Encantadora de Bebês


Há 39 anos atrás, uma família carioca confiou a mim os cuidados e a educação do primeiro filho. Para isso, concederam-me cursos de enfermagem e de babá. Essa possibilidade e experiência abriu a porta para eu conhecer o meu dom: entender a linguagem e as necessidades dos bebês, principalmente dos recém-nascidos. A partir de então, dediquei-me ao trabalho de babá e não me desliguei dos meus pequenos”. Viajei e viajo de norte a sul do Brasil e para qualquer lugar do mundo. Atendi bebês na França, nos Estados Unidos, Nova Iorque, em Luxemburgo e na Inglaterra, onde tive a oportunidade de fazer um curso com a Tracy Hogg, autora do Livro Secrets of the Baby Whisperer (Segredos dos Suspiros dos Bebês) e conhecida internacionalmente com o encantadora de bebês.

No decorrer dessa longa trajetória, a minha atuação ampliou-se ao perceber a angústia de algumas mães ao lidar com seus bebês: “O meu filho só chora, não dorme à noite, quer ficar apenas no colo, passo horas tentando fazê-lo dormir, não sei se come o suficiente” São tantas as dúvidas e inseguranças que emergem na interação da mãe com o bebê! E quando a mãe está nessa situação, o bebê também desequilibra-se, pois representam, nesses primeiros meses, uma grande unidade. Percebia que a mãe, ao viver esse desequilíbrio constante, passava a questionar a própria competência, afetando não apenas a autoestima, como também a relação de amor entre ela e o filho. É aí que passei a atuar na orientação aos pais: a cada lar que eu entro, partilho a minha capacidade de encartar os bebês com a família, permitindo que desenvolvam a capacidade de compreender as necessidades desse pequeno ser. Ao concluir a minha orientação aos pais, saio satisfeita, pois para mim é gratificante contribuir para a construção de uma família equilibrada onde a tranquilidade, a segurança e o amor tornam-se os pilares da relação da mãe e do pai com o seu bebê.

Convido-lhe a conhecer o meu trebalho e a navegar pelo meu site e conhecdendo todas as minhas atuações como Encantadora de Bebês com a afetividade peculiar do brasileiro!

  • • A importância da rotina para o bebê e a família.
  • • Alimentação.
  • • Sono e muito mais.